GrafBolsa

FIBONACCI

Fibonacci foi um matemático italiano do século XIII que criou uma sequência de números cujo próximo número é sempre a soma dos dois anteriores, ou seja: 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, ...

Nessa sequência, com excessão dos valores iniciais, quando se divide um número pelo seu próximo, encontra-se sempre um valor muito próximo de 0.618 ( por exemplo: 21 / 34 = 0.618 ).

Acontece que esse valor e suas variações como: 1 - 0.618 = 0.382, ocorrem com certa frequência em formas geométricas na natureza, como em conchas, flores, no DNA humano, etc.

Daí se induziu que esses números poderiam estar presentes no comportamento das ações. Nada prova que isso possa ocorrer, porém mesmo assim Fibonacci é muito usado para determinar pontos de suporte e resistência das ações.

Para o uso de Fibonacci normalmente pega-se os pontos iniciais e finais de uma tendência de alta ou baixa. Com esses pontos pode-se traçar retas, arcos e hélices.

As retas de Fibonacci são encontradas entre os dois pontos, por exemplo: 61.8% ou 38.2% da diferença entre os dois preços.

Com essas retas encontra-se os pontos de resistência e suporte. Os arcos gerados por um círculo tem seu raio determinado pelo mesmo método e também as hélices.

Além de 0.618 e 0.382 também usa-se o valor de 0.5.

Desenhe dois quadrados de lado 1 lado a lado, no topo desenhe um quadrado de lado 2, continue desenhando de modo que sempre o próximo quadrado é a soma dos lados dos dois últimos quadrados.

Pode-se desenhar uma espiral com os dois cantos opostos de cada quadrado.

Não é uma espiral verdadeira, matematicamente falando, porém é uma forma muito frequente na natureza, em conchas por exemplo.

DNA humano com formas de Fibonacci

Retorna para Detalhes dos Gráficos

Retorna para Indicadores Técnicos