GrafBolsa

INDICADORES DE MOMENTO

Fornecem normalmente os pontos (os momentos) de entrada e saída.

- IFR (Índice de Força Relativa)

- Estocástico Lento e Rápido (%K, %D)

- CCI

O "Commodity Channel Index" (CCI) é baseado na suposição que o preço da ação se move através de ciclos, com altas e baixas se sucedendo através de intervalos regulares.

É padrão considerar um parâmetro de 60 dias. Esse parâmetro pode ser ajustado para cada mercado e ação: encontre o número de pregões ( ou semanas se o gráfico é semanal ) entre dois picos de alta ou entre dois "vales" de baixa e divida por 3.

O CCI flutua ao longo de zero.

Possível sinal de venda: O CCI ultrapassa 100 e depois começa a cair, ocorrendo uma divergência entre o preço que continua a subir.

Possível sinal de compra: O CCI cai abaixo de -100 e depois começa a subir, ocorrendo uma divergência entre o preço que continua a cair.

- ROC ( Rate of Change and Momentum )

É um indicador de cálculo bem simples. Mede em porcentagem a variação entre o preço hoje e o preço em determinado período n dias atrás. O gráfico do ROC é um oscilador que flutua ao redor de 100 . O número de dias utilizado aqui é de 10.

Há outro indicador chamado "Momento" idêntico ao ROC porém é adicionado 100 no valor final.

Possível sinal de venda: O ROC começa a cair depois de alcançar valores altos enquanto a ação ainda sobe. Quando o ROC está muito alto indica que a pressão de compra está excessiva, chegando ao nível de saturação.

Possível sinal de compra: O ROC começa a subir após alcançar valores mínimos enquanto que o preço da ação ainda continua a cair.

- Williams %R

Possui os mesmos princípios do oscilador Estocástico. Indica quando o preço de uma ação está demasiadamente cara, sendo susceptível de cair. Ou quando está demasiadamente barata e poderá subir. Isso não representa necessariamente que são pontos de venda ou compra respectivamente, mas dá uma idéia da saturação da alta ou baixa.

A escala varia de 0 a -100, com leitura de 0 a -20 indicando saturação de alta e de -80 até -100 indicando saturação de baixa.

Deve ser lembrado que uma ação pode permenacer bastante tempo com saturação de alta ou baixa antes de ocorrer uma reversão. Parâmetros de 14 e 28 períodos são comuns para esse indicador.

- StochRSI

É um indicador que usa como dados de entrada outro indicador, ou seja, ele calcula o Estocástico do Índice de Força Relativa (IFR). Foi criado para tentar antecipar o IFR. O resultado é um oscilador que flutua de 0 a 1. Acima de 0.80 indica saturação de alta e abaixo de 0.20 saturação de baixa. Como ele é um indicador de um indicador, deve-se tomar cuidado no seu uso porque pode-se afastar demasiado do comportamento da ação.

- TRIX

É calculado aplicando 3 vezes uma média móvel exponencial em cima do preço do fechamento. Dessa maneira obtém-se uma curva suave, removendo-se variações bruscas do preço. O parâmetro mais comum é de 15 períodos. No gráfico também é mostrado uma média móvel com período menor, normalmente 9 períodos.

Quando o TRIX cruza a média móvel de 9 dias de cima para baixo é um provável sinal de venda, e quando cruza de baixo para cima é um provável sinal de compra.

- Money Flow Index

O “Money Flow Index ( MFI )” é um indicador similar ao Índice de Força Relativa com interpretação e cálculo parecido. Porém ao contrário do IFR, ele acrescenta o volume em sua fórmula, sendo portanto também um bom indicador para dar uma medida do dinheiro entrando e saindo de uma ação. Sua escala é de 0 a 100 e o período usado frequentemente é de 14 dias.

Interpretação: Acima de 80 e abaixo de 20 representam regiões de saturação de alta e baixa respectivamente. Divergência entre o indicador e a ação pode representar reversão de tendência, porém deve-se lembrar que essa situação de divergência pode demorar bastante tempo até uma reversão.

- Ultimate Oscilador

O oscilador combina 3 diferentes períodos de tempo para seu cálculo. A escala varia de 0 a 100. O mercado está com saturação de alta acima de 70: excessivamente comprado. E saturação de baixa abaixo de 30, mercado muito vendido. O fato da ação estar acima de 70 ou abaixo de 30 não significa necessariamente que seja o momento de vender ou comprar, respectivamente. Uma ação pode alcançar um dos extremos e permanecer lá por bastante tempo.

O período de tempo utilizado normalmente é de 7, 14 e 28 dias . Note que os períodos de tempo se sobrepõem, ou seja o período de 14 está dentro do período de 28, e o período de 7 está dentro do 14 e 28.

Logo o período de 7 dias, o último, é utilizado 3 vezes e tem peso forte no cálculo, daí o nome "Ultimate".

- Elder-ray

O indicador Elder-ray representa a briga entre os que forçam a alta e os que desejam a baixa. É representado por duas linhas: a linha dos "Bulls power" que são os que forçam a alta e o "Bears power" que forçam a baixa. Ambas linhas tem cálculo simples, "Bulls power" é a diferença entre o máximo preço um período e uma média móvel exponencial, enquanto que o "Bears power" é a diferença entre o mínimo de um período e uma média móvel exponencial. O período normalmente é 13 dias.

Quanto mais positivo o "Bulls power", maior a força dos que querem a alta, já que o preço máximo estará bem acima da média móvel que representa um valor de consenso de determinado período.

Quanto mais negativo o "Bears power", maior a força dos querem a baixa, já que o preço mínimo estará bem abaixo da média movel.

Para interpretar o Elder-ray é necessário uma média móvel se sobrepondo ao gráfico de preço. O perído da média móvel deve ser escolhido 13 dias já que o Elder-ray também utilizou 13 dias.

Sinal de compra: média móvel está subindo, "Bear power" é negativo mas está subindo. É desejável também que a ação esteja caindo (divergência positiva) e que o "Bulls power" tenha seu último pico maior que o penúltimo.

Sinal de venda: média móvel está caindo, "Bull power" é positivo mas caindo. É desejável também que a ação esteja subindo (divergência negativa) e o "Bears power" tenha seu último "vale" de queda menor que o penúltimo.

- Force Index

O Force Index (FI) é um indicador cujo cálculo envolve 3 variáveis essenciais: a direção da mudança de preço ( se subiu ou caiu ), a extensão dessa mudança de preço, e o volume. Sua fórmula é:

FI = volume hoje * ( preço fechamento hoje - preço fechamento ontem )

Se o preço de fechamento hoje é maior que ontem, o FI calculado do dia é positivo, caso contrário é negativo.

A amplitude do FI é determinado, ou pela diferença do preço ou pelo volume. Na resultado da fórmula acima é aplicado ainda uma média móvel exponencial de 13 ou 2 períodos.

O FI(13) mostra o poder dos que forçam a alta ou a baixa. Quando FI(13) é positivo, maior a força dos que querem a alta, e quando FI(13) é negativo maior a força dos que querem a baixa. Divergência entre a inclinação da curva do preço e a da FI(13) mostram que uma reversão é iminente.

O FI(2) é um indicador muito sensível, tão sensível que é melhor usá-lo como ajuste fino de outros indicadores. Quando um indicadores de tendência ( como ADX ou MACD ) identificam uma tendência de alta e FI(2) é negativo, há um provável ponto de compra. Quando indicam tendência de baixa e FI(2) é positivo, então há um provável ponto de venda. O que se pretende nestes casos é tentar comprar o mais barato possível quando uma alta é detectada ou vender o mais caro possível em um momento de queda.

- SAR Parabolic

O SAR Parabolic ( Stop And Reverse ) cria uma curva parabólica acima ou abaixo da curva de preço. Os parâmetros normalmente usados são ( 0.02, 0.2 ) onde 0.02 é o "passo" da equação da curva que vai aumentando até o limite do "passo máximo" de 0.2 .

Quando a curva parabólica está acima e atravessa descendo a curva de preço é sinal de compra ( primeiro ponto verde abaixo do preço ), e quando atravessa para cima é sinal de venda ( primeiro ponto vermelho acima do preço).

Se diminuirmos o "passo" para 0.01 o indicador fica menos sensível, e o contrário se aumentarmos para 0.03 .

Se diminuirmos o "passo máximo" para 0.1 o indicador fica menos sensível.

O tempo para esse indicador é uma variável importante, já que à medida que o tempo transcorre, a equação do SAR "acelera" e se aproxima mais rapidamente da curva do preço, ficando mais iminente uma reversão.

É usado preferencialmente para mercado com tendência definida, seu criador, Welles Wilder, recomenda confirmar a tendência com o indicador ADX.

- HiLo Activator

Utilizado para encontrar pontos de compra ou venda. Deve ser usado junto com um indicador de tendência. Na sua fórmula há uma média móvel simples para os máximos e outra para os mínimos, daí o nome HiLo ( high/low ) . É representado como uma "escada", quando a escada "virar" de cima do preço para baixo do preço é considerado ponto de compra. Quando a escada "virar" de baixo do preço para cima do preço é considerado ponto de venda. Foi criado por Robert Krausz em 1998, que utilizou um período de 3 dias para gráfico diário.

O valor do indicador HiLo de hoje é calculado com os valores de ontem, de modo que pode ser calculado para o pregão seguinte com os valores do pregão de hoje. Assim o gráfico mostra dois valores de HiLo separados por barra, primeiro o de hoje e depois o de amanhã.

INDICADORES DE TENDÊNCIA

Fornecem a direção do mercado, se está subindo ou descendo.

MACD - (Moving Average Convergence Divergence)

Média Móvel

- ADX ( Average Directional Index )

O ADX mede a força de uma tendência, de alta ou de baixa. O ADX oscila de 0 a 100 porém raramente passa do 60. Quando está abaixo do 20 indica que a tendência, de alta ou baixa, é muito fraca, ou seja, o mercado está volátil. Acima de 40 indica tendência forte, ou de alta ou de queda. Esse indicador não mostra pontos de compra ou venda. O valor padrão para o parâmetro é de 14 períodos.

O ADX é derivado de 2 outros indicadores chamados +DI ( Indicador de direção positivo ) e -DI ( Indicador de direção negativo ). Nornalmente esses indicadores também são mostrados no gráfico. O +DI mostra a força da tendência positiva e o -DI a força da tendência negativa. Um provável sinal de compra pode ocorrer quando +DI está acima do -DI e um provável sinal de venda quando o contrário. Mas como sempre, deve ser analisado junto com outras ferramentas da análise técnica.

- Aroon Up/Down

Criado para indicar se uma ação está com alguma tendência e quão forte é esta tendência. O indicador Aroon Up/Down consiste de 2 linhas e tem como parâmetro um determinado número de dias escolhido como período. Aroon Up é a quantidade de tempo ( em % ) decorrido entre o início do período e o ponto no qual o preço máximo do período ocorreu. Se o máximo ocorreu no último dia de um período então Arron Up será 100%, se ocorreu no décimo segundo dia de um período de 25 dias então será 12/25 = 0.48 ou 48% . De maneira equivalente, Aroon Down utiliza a mínima do período para o cálculo.

Interpretação: Quando Aroon Up está acima de 70% há tendência de alta, quando Aroon Down está acima de 70% há tendência de baixa. Se Aroon Up e Down estão próximos, o mercado está indefinido.

- Aroon Oscilador

O Aroon Oscilador é a diferença entre o Aroon Up e Aroon Down analisado acima. Sua escala é de -100 até +100. Quando está positivo representa tendência de alta e quando negativo representa tendência de baixa. Quanto mais distante do zero mais forte será a tendência, se próximo a zero o mercado está indefinido. Valores de +50 e -50 são utilizados para delimitar os pontos de início de tendência.

- Trend Gann

Quando o valor é +1 indica tendência de alta, e quando -1 indica baixa. Utilizado para longo prazo. Pode ser usado junto com o indicador Hilo Activator e Swing Gann, formando a "Estratégia Gann".

- Swing Gann

Quando o valor é +1 indica tendência de alta, e quando -1 indica baixa. Utilizado para curto prazo. Pode ser usado junto com o indicador Hilo Activator e Trend Gann, formando a "Estratégia Gann".

INDICADORES DE VOLATILIDADE

Mostram se os preços estão muito voláteis (subindo ou descendo sem uma tendência definida).

- Average True Range

O “Average True Range ( ATR )” é um indicador de volatilidade, ou seja, mede quanto o preço de uma ação está sujeito a variações, sem indicar se positivas ou negativas. Quanto maior o ATR maior a chance do preço sofrer mudanças repentinas. O parâmetro normalmente usado é de 14 períodos.

O valor absoluto do ATR em si não interessa e sim o comportamento do gráfico do ATR com seus "picos e vales". Valores baixos de ATR indicam que o mercado está calmo, quando o gráfico cria picos com valores próximo ao máximo da escala, então o mercado está volátil e instável.

No cálculo do ATR inicialmente é calculado o “True Range ( TR )" que também é plotado junto com o gráfico do ATR.

Como o ATR trabalha com valores absolutos sua interpretação gráfica é difícil, principalmente quando a ação sofre mudanças bruscas de preço.

- Bollinger Band

O Bollinger Band consiste de 3 curvas mostradas no gráfico, a curva do meio é uma média móvel simples, e serve como base para a curva superior e inferior que são encontradas através do desvio padrão da média móvel. O parâmetro mais comum é de 20 períodos para a média móvel e 2 desvios padrão para as curvas superior e inferior. O primeiro parâmetro normalmente é mais alterado para se adaptar melhor com as características do mercado, valores de 10 períodos para curto prazo e 50 para longo prazo são comuns.

O desvio padrão é uma medida da volatilidade, com o mercado mais volátil (mais variação do preço) as bandas ou faixas superior e inferior são mais largas, e quanto mais estreitas as bandas, menos volátil. Quando o preço se aproxima da linha superior o mercado está valorizado e quando o preço está próximo da linha inferior o preço está desvalorizado, mas o mercado pode permanecer assim por longo tempo, podendo demorar bastante para uma reversão.

Há outro indicador derivado do Bollinger Band que é o Bollinger Band Width, que nada mais é que a largura das 2 bandas geradas. Quanto menor o Bollinger Band Width menos volátil o mercado e vice-versa.

- Canal de Preço

O Canal de Preço é similar ao Bollinger Band, servindo como um indicador de volatilidade.

Enquanto o Bollinger Band utiliza uma média móvel, o Canal de Preço utiliza o preço máximo e mínimo em um determinado período para criar as linhas superior e inferior. As linhas permanecem horizontais enquanto não for alterado o preço máximo na linha superior, ou o preço mínimo na linha inferior no período escolhido.

O parâmetro mais comum é 20 dias. Como o Bollinger Band, quanto mais largo as faixas do Canal de Preço, mais volátil está a ação.

INDICADORES DE VOLUME

Indicadores de volume são baseados no fato de que o volume precede o movimento do preço.

OBV (On Balance Volume)

- AD ( Acumulação/Distribuição )

O AD ( Acumulação/Distribuição ) é um indicador de volume similar ao OBV. Porém enquanto o OBV compara o fechamento da ação com o dia anterior para somar ou subtrair o volume, o AD utiliza os dados do próprio dia, dependendo de qual distância o fechamento está do máximo ou do mínimo do dia. Todos os conceitos do OBV valem para este indicador.

- Chaikin Money Flow

O Chaikin Money Flow utiliza nos seus cálculos o AD ( Acumulação/Distribuição ). É utilizado como parâmetro mais comum 21 períodos. Quando está acima de zero a pressão de compra é maior que a da venda e quando é negativo a pressão de venda está superando a pressão de compra. Valores acima de 0,10 ou abaixo de -0,10 são indicações mais fortes da pressão de compra ou venda respectivamente. Como se baseia no AD, ele não sofre influência da variação de preço de um dia para o outro, e sim do que ocorre no próprio dia.

Em situação de "GAP", quando ocorre uma variação muito brusca do preço da ação, esse indicador não mostrará imediatamente o fato, podendo levar vários dias para uma alteração de sinal. Porém tomando-se estes cuidados, o indicador dá uma boa idéia da pressão de venda ou compra de uma ação, podendo ajudar na tomada de decisão.

- Chaikin Oscilador

É calculado aplicando-se a fórmula do indicador MACD no indicador AD (Acumulação/Distribuição) e utilizando-se uma média móvel exponencial de 3 e 10 dias.

Ele deve ser analisado junto com o AD, procurando encontrar divergências para antecipar alguma tendência antes do AD.

Divergências entre o gráfico do preço e o gráfico Chaikin Oscilador podem indicar uma reversão iminente.

- Oscilador de Volume

O Oscilador de Volume é calculado pela diferença de duas médias móveis de curto e longo prazo, oscilando ao redor de zero.

O movimento desse indicador é completamente separado do movimento do preço da ação, já que seu cálculo só inclue o volume.

Interpretação: Quando positivo indica que o volume recente está acima da média do período escolhido.

Se negativo o volume tem caído em relação à média. Logo, quando o oscilador aumenta há aumento de volume e isso é uma boa indicação visual. O gráfico pode ser plotado também com uma linha de referência que é obtida através da média exponencial do próprio Oscilador de Volume e um histograma ( de barras ) que representa a diferença entre o Oscilador e sua linha de referência. Quando o Oscilador de Volume move-se acima da linha de referência o volume aumenta e diminui caso contrário.

Retorna para Indicadores Técnicos